Com sarau dinâmico, Coletivo Tarja Preta divulga literatura em celebração à diversidade e originalidade da escrita criativa

Foto: Divulgação Energisa
Foto: Divulgação Energisa

Exposição será aberta no Dia Mundial da Poesia no Espaço Energia, em Campo Grande.

Com uma visão ampla para as diferentes expressões culturais, o Espaço Energia da Energisa inaugura nesta quinta-feira (21/03), às 19h, a Exposição de Livros e Poesias do Coletivo Tarja Preta. Conhecido pela literatura independente, formado por 32 escritoras e escritores de Mato Grosso do Sul, o Coletivo levará para o Espaço uma performance poética envolvendo a leitura e declamação de textos literários numa proposta informal de disseminação da palavra escrita.

Fundado por Raquel Dias, Eva Vilma, Fábio Gondim, Elias Borges e Tatiana de Conto, o coletivo Tarja Preta surgiu em 2013 durante um sarau no bairro Universitário, quando perceberam que, além das afinidades literárias, a perspectiva sobre a diversidade do mundo também era fruto da partilha. Desde então, um viés literário uniu o grupo intitulado “Tarja Preta”, em 2016; expressão de enfrentamento ao caos e à miséria individual de forma original.

“O evento, quinta-feira, dia 21, marca a segunda exposição do ano no Espaço Energia, que é um espaço para o Mato Grosso do Sul, para os artistas do sul-mato-grossenses. E por lá já passaram artistas plásticos, tivemos exposição de gibis, tivemos literatura infantil. Então, sem dúvida nenhuma, será uma exposição muito agradável, para toda a população de Campo Grande que tiver interesse em conhecer um pouco mais dessa literatura independente proposta pelo Coletivo Tarja Preta, até 17 de maio”, diz o diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes.

Sarau dinâmico e interativo

A abertura da Exposição será em formato de Sarau com a participação de Sága, a coletora de histórias, persona da artista Thathy Dmeo, interagindo com o público do início até o encerramento. O grupo responsável pelas leituras e/ou declamações enfatiza não se tratar de atores e atrizes em cena, mas escritoras e escritores descobrindo maneiras de aproximar a literatura de públicos diversos com ou sem uma caminhada na cultura de leitura. Os trechos e textos selecionados permeiam temáticas diversas, trazendo essa característica própria do coletivo.

A performance conta com participação do trio Madinha, com trechos da música popular brasileira especialmente pensados para complementarem a riqueza imagética dos textos falados e se divide em quatro blocos curtos, sendo abertura; menção e saudação aos nomes literários envolvidos em projetos do coletivo; leituras e declamações de poemas curtos; leituras e declamações de poemas mais longos.

O trio Madinha fica responsável por alinhavar os blocos trazendo dinâmica e leveza na voz, violão e percussão. A participação do Tarja Preta se encerra com fala breve sobre o coletivo.

Participantes

Música: Trio Madinha: Tânia Madinha (voz) Amaral Junior (violão), Julian Vargas (percussão)
Recepção: Sága (Thathy Dmeo)
Leitura e/ou declamações: Eva Vilma, Carmem Lúcia, Rafael Belo, Amanda Dim

Serviço
Exposição Coletivo Tarja Preta
Inauguração: 21/03/2024, 19h
Aberto ao público: 22/03 a 17/05
Local: Espaço Energia – Avenida Afonso Pensa, 3.901

Fonte: Energisa/MS – Foto: Divulgação Energisa

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias