
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS) iniciou, nesta segunda-feira (10), o Curso de Manutenção de Motomecanizados, que são equipamentos tipo motosserras, roçadeiras, sopradores, kit Pick-Up e motobombas, entre outros. O objetivo é capacitar militares da Corporação e de outras forças para realizar o manuseio correto, além da identificação e solução de panes em equipamentos essenciais no combate a incêndios florestais.
Com uma carga horária de 100 horas-aula, o curso tem duração de uma semana e engloba tanto aulas teóricas quanto práticas, abrangendo um currículo completo sobre o funcionamento e a manutenção de motores 4 tempos e 2 tempos; kit-pickup; soprovarredor; motosserras; roçadeiras; motores estacionários; bombas d’água de solo e flutuantes; moto geradores e utilização correta de fluidos e combustíveis.

O curso capacita os militares para o uso de motomecanizados de maneira eficaz durante todas as fases da temporada de incêndios florestais, desde a prevenção até o combate direto aos focos de incêndio. A ação faz parte da etapa de planejamento e de prevenção para a temporada de incêndios florestais 2025 e está alinhada à meta de qualificação contínua dos profissionais do CBMMS para uma resposta rápida e eficiente em todo o território sul-mato-grossense.
Esta primeira turma conta com 19 alunos, sendo 18 bombeiros militares do CBMMS e 1 integrante da Força Aérea Brasileira (FAB). O curso é ministrado por 8 instrutores especializados, que garantem o treinamento de alta qualidade, essencial para o desempenho das funções dos bombeiros no enfrentamento de situações críticas. A previsão é que uma segunda edição do curso seja realizada ainda no primeiro semestre de 2025.

Atuando como instrutor no curso de motomecanizados, o Subtenente Evandy Segarini explica que a iniciativa faz parte da etapa de planejamento e de prevenção da Operação Pantanal.
“Estamos aproveitando esse período, em que há a ocorrência de mais chuvas e não existem focos de incêndios, para fazer a parte preventiva e de manutenção dos equipamentos. Dentro disso, a ideia é repassar também o conhecimento, realizando cursos como esse. Ao todo, iremos realizar no primeiro semestre duas turmas, sendo a segunda em abril. O objetivo é contribuir para que os militares capacitados aqui possam chegar nas unidades onde atuam e repassar esse conhecimento, atingindo, assim, um maior número de profissionais”, disse.
Ele destacou ainda que a capacitação é essencial para os militares que atuam em campo, já que permite o conhecimento necessário para a manutenção imediata dos motomecanizados em qualquer região do Estado.

“Muitas vezes, o material que está no interior acaba vindo para a Capital para receber manutenção por coisas bem simples e, quando o militar recebe esse tipo de instrução, ele tem capacidade de fazer essa manutenção na própria unidade. Isso evita gastos maiores com deslocamento. Além disso, durante a operação, quando os militares estiverem em campo, eles servirão como um braço da equipe de logística, podendo atuar nas bases avançadas e sanar vários tipos de panes em equipamentos”, explicou.
O treinamento é parte do esforço contínuo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul para melhorar a capacitação do efetivo, visando sempre a segurança, a eficiência no atendimento a emergências, e uma resposta rápida no combate a incêndios florestais, que são uma das maiores ameaças à fauna e à flora do Estado.
Fonte: CBMMS – Fotos: Cabo Rahifi