
Para incentivar e ampliar o protagonismo feminino, a UFMS apoia e estará presente no Delas Day, nos dias 26 e 27 de março, das 13h às 21h, no Bosque Expo, em Campo Grande. A iniciativa é promovida pelo Sebrae, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Faculdade Insted.
“O Delas Day é uma grande oportunidade para a união das instituições em prol do protagonismo feminino, compartilhando experiências para o empoderamento por meio do empreendedorismo, traduzindo-se em vantagem competitiva para empresas e negócios. Os benefícios da inclusão de mulheres se traduzem no olhar único e sensível característico em nosso trabalho, pautado pela ética e dedicação”, enfatiza a reitora Camila Ítavo.
O maior evento de mulheres do estado pretende reunir 3 mil pessoas em sessões de negócios, encontros de networking, palestras, painéis e workshops sobre liderança, inclusão, diversidade, ciência e tecnologia. As atividades são gratuitas e as inscrições devem ser feitas nesta página.
Com o mote Jornadas que inspiram novas histórias, o evento é voltado para lideranças, empresárias, aspirantes a empreendedoras, estudantes, investidores e apoiadores. A infraestrutura do Delas Day foi pensada para oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo, com praça de alimentação com food trucks e salas exclusivas para rodadas de negócios e mostra de expositoras. Haverá dois palcos paralelos para palestras e uma plenária com palestrantes magnas, que trarão histórias inspiradoras de liderança e superação.
No evento, a Universidade será responsável pela brinquedoteca, com monitores; sala de amamentação; e sala sensorial, um ambiente projetado para contribuir com a regulação emocional de pessoas com autismo, síndrome de Down, ansiedade, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, entre outros.
A iniciativa integra o Programa Sou Mulher UFMS, que propõe políticas e ações práticas para fortalecimento do ingresso, sucesso e permanência de mulheres na Instituição. “O Programa Sou Mulher UFMS tem um impacto que vai além da Universidade, influenciando políticas públicas, promovendo o debate sobre equidade de gênero e beneficiando a comunidade externa”, destaca a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol. A atuação do programa inclui a criação do edital Mulheres na Ciência, com investimento em projetos liderados por professoras e técnicas; a instalação de brinquedotecas e fraldários em todos os câmpus; a consolidação da política de maternidade e paternidade; entre outras atividades.
No dia 27, das 17h às 17h45, a reitora Camila Ítavo participará do painel O papel das universidades na formação de mulheres – Empreendedorismo e Intraempreendedorismo feminino, ao lado da diretora-geral da faculdade Insted, Neca Chaves; da pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos comunitários da Uems, Erika Kaneta, e da coordenadora da pós-graduação em Direitos Humanos das Mulheres e Políticas Públicas da faculdade Insted, Carla Stephanini.
O Delas Day também conta com o apoio da Uems, Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul, Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul, Banco do Brasil, CMEC, Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Campo Grande e TV Morena.
Fonte: UFMS – Por: Thalia Zortéa, com informações do Sebrae-MS