Com a formação destes profissionais, nas vistorias para investigação que estão sendo realizadas, sempre deverá estar presente um perito
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, em uma ação proativa para enfrentar os desafios impostos pelos recentes incêndios no Pantanal, articulou com Prevfogo/IBAMA um “Curso de Formação de Peritos em Incêndios Florestais”.
A capacitação ocorre entre os dias 12 e 17 de agosto de 2024, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, e conta com uma carga horária total de 44 horas que será fornecida aos peritos do MPMS, do Instituto de Criminalística, Bombeiros e Polícia Militar Ambiental.
A participação desses profissionais reforça o compromisso do MPMS em aprimorar sua estratégia de investigação das causas dos locais de início de incêndio no Pantanal, iniciada desde 2022 e que, a partir deste ano, passou a ser prioridade pela instituição, sendo que já foram visitados mais de 30 polígonos de ignição.
Com a formação destes profissionais, nas vistorias para investigação que estão sendo realizadas, sempre deverá estar presente um perito, no intuito de colher elementos para identificar as causas dos incêndios e, caso constatada atividade criminosa, proceder a responsabilização.
O curso aborda uma ampla gama de temas essenciais para a perícia em incêndios florestais, desde a introdução ao comportamento do fogo até a confecção de laudos periciais. Os participantes terão a oportunidade de realizar atividades práticas, incluindo perícias em áreas atingidas por incêndios reais, o que proporcionará uma experiência prática e aprofundada sobre a dinâmica dos incêndios e os métodos de investigação.
O MPMS reitera seu compromisso em continuar trabalhando em colaboração com outras instituições para fortalecer a capacidade de resposta e mitigação de desastres ambientais, garantindo a segurança e a preservação das riquezas naturais do Estado.
Fonte: MPMS – Por: Jeferson Marques – Assecom/MPMS com supervisão de Cyro Clemente – Foto: Divulgação – Revisão: Fabricio Jadson