Naviraí celebra neste dia 11 de novembro, seus 61 anos de emancipação político-administrativa. Desde sua fundação, o município se destaca pelo comércio forte e atuante, tornando-se uma referência no estado. Atualmente com 50.457 habitantes [de acordo com o Censo de 2022 do IBGE] economia de Naviraí é impulsionada especialmente pela produção agrícola, com ênfase em produtos como soja e milho, além de mandioca, cana-de-açúcar e uma robusta atividade pecuária. Essa diversidade econômica tem contribuído para a estabilidade e o crescimento da cidade ao longo das décadas.
Naviraí comemora 61 anos de emancipação político-administrativa (Foto: Roni Silva)
A Copasul – Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense, é outro pilar da economia local, destacando-se como uma das 15 maiores cooperativas do Brasil, é destaque nos setores de agricultura, fiação e fécula de mandioca. Com um projeto ambicioso, a cooperativa planeja a inauguração de uma esmagadora de soja para 2026, com um investimento inicial de 1,4 bilhão de reais. Essa iniciativa certamente impulsionará ainda mais a economia de Naviraí, consolidando sua posição como um importante centro de produção e exportação.
Geograficamente, Naviraí se beneficia de sua localização estratégica na divisa com o Paraná, servindo como um corredor para o escoamento de produtos para estados como São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Essa posição favorece o comércio e a logística, permitindo que os produtos da região cheguem a mercados mais amplos. Com uma infraestrutura que apoia essa dinâmica, Naviraí se torna um ponto de conexão vital para o desenvolvimento econômico regional.
Sob a liderança da prefeita Rhaiza Matos, a cidade optou por comemorar seu aniversário com a entrega do Centro de Nefrologia Sakae Kamitani, um importante equipamento de saúde que será inaugurado nesta terça-feira, 12 de novembro. A presença do governador Eduardo Riedel e de outros líderes regionais ressalta a relevância dessa conquista, que promete melhorar a qualidade de vida dos pacientes renais crônicos em Naviraí e das cidades vizinhas.
Para garantir o escoamento eficiente das safras agrícolas, as estradas vicinais recebem manutenção periódica, essencial para a trafegabilidade e o acesso às áreas rurais. Além disso, foram construídas três pontes de concreto por meio de uma parceria entre os Governos do Estado e do Município, sendo duas localizadas no Rio Laranjaí e uma no Córrego Morotí e devem ser entregues durante a agenda desta terça, pelo governador Eduardo Riedel e a prefeita Rhaiza Matos, como parte das comemorações dos 61 anos de Naviraí. Essas melhorias na infraestrutura não apenas facilitam o transporte de produtos agrícolas, mas também contribuem para o desenvolvimento econômico da região, assegurando que os agricultores possam escoar suas produções de forma ágil e segura.
Assim, Naviraí não apenas celebra seu passado, mas também projeta um futuro promissor, comprometendo-se com o bem-estar de sua população.
Fonte: PMN – Fotos: Divulgação Ascom PMN e Roni Silva