OAB lança plataforma de verificação para prevenção de golpes

Como forma de prevenção aos recentes golpes financeiros em que criminosos se passam por advogados, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul informa que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disponibilizou a plataforma digital ConfirmADV, uma forma segura e prática de verificar a identidade de advogados e garantir o acesso à informação.

Recentemente, o TJMS emitiu alerta para a população em geral sobre o golpe que vem sendo aplicado por organização criminosa com atuação em diversos Estados do país e que utiliza dados de processos em trâmite no Poder Judiciário estadual. Os criminosos se fazem passar por advogados para aplicar os golpes. A organização criminosa se vale de informações públicas, presentes nos Diários de Justiça, para abordar as vítimas, criando situações falsas em que precisariam de dados da pessoa para dar andamento no processo, pagar certidões ou liberar valores supostamente disponíveis.

Agora a ferramenta criada pela OAB, integrada ao Cadastro Nacional dos Advogados (CNA), permite que qualquer cidadão confirme a identidade de um advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB como uma maneira de certificar que o cidadão esteja em contato, de fato, com o profissional contratado.

Para realizar a verificação, é preciso acessar o site, disponível aqui e informar dados como o número de inscrição na OAB, o estado de registro e o e-mail informado pelo suposto advogado. A partir dessas informações, será enviada uma solicitação automática para o e-mail do advogado informando que um cliente deseja confirmar sua identidade. Caso a confirmação seja feita dentro do prazo de cinco minutos, o cidadão receberá a autenticação validada.

O Tribunal de Justiça reforça que não entra em contato com as partes, seja via WhatsApp, seja por mensagens ou por meio de chamadas solicitando dados bancários de partes de processos. Caso receba esse tipo de abordagem, desconfie e busque confirmação diretamente com seu advogado ou no cartório de distribuição do processo.

A prevenção é a melhor maneira de proteger dados e evitar prejuízos. Manter a atenção e sempre verificar a autenticidade das comunicações recebidas é essencial.

Fonte: TJMS – Foto: Divulgação

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Assine agora a newsletter gratuita do Mato Grosso do Sul Notícias e receba as principais notícias direto no seu e-mail. Informação de qualidade, rápida e sem custo!