Em decisão tomada nesta quarta-feira (24), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) anunciou uma nova redução nas taxas de juros máximas para empréstimos consignados vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O limite da taxa de juros mensal foi revisto de 1,72% para 1,68%. Essa medida foi comunicada pelo Ministério da Previdência Social após a conclusão da reunião do conselho.
Além disso, para as transações efetuadas através de cartões de crédito consignado, o teto para os juros foi ajustado de 2,55% para 2,49% ao mês. De acordo com as últimas informações noticiadas pela CNN Brasil, o Ministério da Previdência Social destacou que atualmente existem aproximadamente 63,7 milhões de contratos de empréstimo consignado ativos em diversas modalidades.
Aprovada por uma larga maioria dos membros do CNPS durante sua sessão ordinária, a nova política de juros entrará em vigor cinco dias úteis após a publicação oficial da resolução pelo Ministério.
Esta redução marca a sétima vez que o CNPS baixa as taxas de juros desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o cargo, seguindo uma tendência de queda da taxa básica de juros, a Selic, adotada como referência pelo conselho.