Apesar da redução anual, no comparativo mensal houve aumento na comercialização dos grãos.
Mato Grosso do Sul apresentou queda de 26% nas exportações de soja, equivalente a 164 mil toneladas, frente ao mês de julho do ano anterior. O valor monetário de US$ 280 milhões, foi 28% a menos que o referido período de 2023 e 26% abaixo do montante do mês de junho de 2024, de acordo com o Boletim de Exportação Secex, desenvolvido pela Aprosoja/MS.
O principal destino da oleaginosa sul-mato-grossense foi a China, responsável por adquirir 94,7% do volume total exportado, seguida pela Argentina e Vietnã, com cerca 1,4% cada.
No mesmo período, a exportação do milho apresentou queda de 56%, equivalente a 16,2 mil toneladas; e 50% em termos monetários, quando comparado com julho de 2023. Contudo, em relação ao mês de junho deste ano, a comercialização externa do cereal apresentou um aumento expressivo de 12,6 mil toneladas.
O principal destino do milho foi a Coreia do Sul, que recebeu 8 mil toneladas, seguido pelo Japão e Vietnã.
Panorama Nacional
O Brasil registrou um aumento de 16% no volume de soja exportado em julho deste ano, quando comparado ao mesmo mês de 2023. O incremento somou aproximadamente 1,55 milhão de toneladas a mais enviadas ao mercado internacional. Em valor monetário, as operações de soja totalizaram US$ 4,99 bilhões, 5% a mais que o mês de julho de 2023. No entanto, quando comparado com o mês de junho deste ano, a comercialização de soja apresentou uma redução de 19%, o que significou diminuição de 2,7 milhões de toneladas. O principal destino foi a China, que absorveu 79% do volume, equivalente a 8,9 milhões de toneladas importadas.
Já o milho, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior, teve queda de 16%, equivalente a 677 mil toneladas. Em valor monetário, a redução na exportação foi de 32% em relação ao referido período. Quando comparado com o mês de junho deste ano, a exportação de milho no cenário nacional teve incremento de 318%, equivalente a 2,7 milhões de toneladas, com principais destinos o Egito, Argélia e Arábia Saudita.
Para acessar o boletim completo clique aqui.
Fonte: Aprosoja/MS – Por: Texto: Joélen Cavinatto – Foto: Claudio Neves (Portos do Paraná)