Menos confiantes, comerciantes indicam cautela com cenário econômico nacional

O ICEC (Índice de Confiança dos Empresários do Comércio) de Campo Grande aponta queda de 2,6% em fevereiro, acompanhando o cenário nacional, registrando 102 pontos percentuais; em janeiro, foi de 104,8 pontos. A divulgação foi feita nesta quinta-feira, 27, pela CNC – Confederação Nacional do Comércio.

O cenário econômico nacional é o indicador que teve maior retração, já que os comerciantes que afirmam ter “piorado pouco ou muito”, são 77,9 % dos entrevistados.

No entanto, conforme a pesquisa da CNC, os que entendem que as condições da empresa “melhoraram um pouco” são de 36,3%, e os que acreditam ter “piorado um pouco”, são de 34,8%. Com relação à expectativa para a economia brasileira, 59,2% afirmam que “melhoraram muito ou melhoraram pouco”.

Com relação a expectativa para o comércio, 69,3% dos comerciantes dizem que “melhoraram muito ou melhoraram pouco” e 52,5% afirmam que as contratações vão “aumentar pouco”, índice maior do que falaram que vão reduzir o quadro de funcionários. Com relação aos estoques, 56,8% dizem que estão “adequado”.

O ICEC – Na Capital de Mato Grosso do Sul, o índice segue na chamada “zona positiva”, acima dos 100 pontos. A pesquisa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio é um indicador antecedente de vendas do comércio, a partir do ponto de vista dos próprios empresários comerciais e não por uso de modelos econométricos, tornando-o uma ferramenta poderosa para o varejo, fabricantes, consultorias e instituições financeiras. “Fica claramente exposto como o cenário econômico nacional influencia nas percepções do comerciante, mas os resultados locais mostram uma tendência de melhora ainda neste semestre. A força do agro e a vinda de novas indústrias para o Estado fomentam o setor”, diz a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Regiane Dede de Oliveira.

Confira a pesquisa: ICEC_fevereiro

Fonte: Fecomércio/MS

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias