Pequenas empresas Impulsionaram 60% das vagas de emprego criadas em fevereiro

Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Dados recentes revelam que as micro e pequenas empresas (MPEs) foram responsáveis por cerca de 58% das novas vagas de emprego criadas no Brasil em fevereiro. De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as MPEs contribuíram com a geração de 177 mil novos postos de trabalho, num total de 306 mil empregos criados.

Esse resultado representa um crescimento significativo de 21% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, esses números evidenciam a expectativa de um contínuo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e demonstram a importância vital dos pequenos negócios para a economia do país.

Nos dois primeiros meses deste ano, quase 60% das quase 475 mil novas vagas de emprego surgiram nas MPEs, indicando um aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado. Décio Lima destaca que as medidas implementadas pelo governo têm contribuído para esses resultados, ressaltando que os pequenos negócios continuam sendo peças-chave para impulsionar o mercado de trabalho.

No mês de fevereiro, os setores de Serviços, Indústria da Transformação e Construção foram os que mais contribuíram para a geração de empregos nas MPEs. Nas médias e grandes empresas (MGEs), os setores responsáveis pela criação de vagas de trabalho foram semelhantes aos das pequenas empresas.

Entretanto, vale destacar que os setores de Agropecuária e Comércio apresentaram saldo negativo, com 6,2 mil e 262 vagas perdidas, respectivamente.

Entre as atividades que mais impulsionaram a criação de empregos nas MPEs em fevereiro de 2024 estão a “Construção de Edifícios”, “Ensino Fundamental” e “Educação Infantil – Creche”. De modo geral, a administração pública em geral, o “Ensino Fundamental” e a “Construção de Edifícios” se destacaram como as principais contribuintes para o aumento do emprego.

Os dados do Caged revelam que, em fevereiro de 2024, as MPEs foram responsáveis por 58% do total de empregos gerados no país, com 177 mil novas contratações. Enquanto isso, as Médias e Grandes Empresas geraram 98 mil postos de trabalho, correspondendo a 32% do total de empregos neste mês.

No acumulado do ano, as MPEs lideram a criação de empregos, com 284 mil vagas criadas, representando 60% do total de empregos gerados no país. Por outro lado, as MGEs contribuíram com 138 mil novas vagas, representando 29% do total de novas vagas em 2024.

Por: Redação *com informações do Sebrae

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias