Modalidade é aceita por 97% dos microempreendedores individuais
Metade dos microempreendedores individuais (MEI) do país têm o Pix como principal forma de pagamento, de acordo com uma pesquisa do Sebrae obtida pela CNN.
Dados do levantamento mostram que 48% dos MEIs entrevistados informaram que o Pix corresponde a 51% das vendas.
A modalidade de pagamento é aceita por 97% dos MEIs. Há cerca de 15 milhões de microempreendedores individuais no Brasil, segundo o Sebrae.
De acordo com as últimas informações noticiadas pela CNN Brasil, entre os motivos da não adesão, estão receio de pagar impostos e taxas, medo de golpes, ausência de conta em banco ou o não uso de aplicativos bancários.
A pesquisa indica também que 54% dos MEIs usam a conta bancária da pessoa jurídica para receber os pagamentos via Pix.
De acordo com o gerente de serviços financeiros do Sebrae Nacional, Valdir Oliveira, os dados sinalizam que a modalidade de pagamento se tornou um instrumento de bancarização dos microempreendedores individuais.
“A facilidade de transação aproxima esse segmento das movimentações bancárias e das instituições financeiras, o que facilita o acesso a crédito. A falta de informações precisas sobre a realidade financeira dos MEIs é a maior barreira para que os bancos avaliem melhor o limite de crédito e o risco desses clientes”, diz.
Por: Vitória Queiroz