Sala do Imigrante entra em funcionamento para regularizar estrangeiros no mercado de trabalho em MS

Iniciativa é resultado de parceria entre a Fiems e o poder público e entidades privadas

Já está em funcionamento a Sala do Imigrante, espaço que irá atender estrangeiros que precisam regularizar sua permanência no Brasil e ser encaminhados ao mercado de trabalho em Mato Grosso do Sul.

A iniciativa é resultado de parceria entre a Fiems, o Comitê Empresa-Escola (Cempe), o Sindicato das Indústrias de Frio, Carnes e Derivados do Estado de Mato Grosso do Sul (Sicadems) e o Ministério do Trabalho e Emprego. 

A sala situa-se no prédio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em Campo Grande, e conta com equipe multidisciplinar para orientar imigrantes a tirar documentos brasileiros, como CPF, visto de trabalho e carteira de trabalho. Além disso, estrangeiros poderão receber cursos de português em parceria com universidades públicas e microcertificações profissionais através do Sesi e do Senai.

O vice-presidente do Cempe, Régis Borges, conta que a ideia surgiu nos grupos de trabalho do comitê, a partir de demandas das indústrias locais. 

“Esse é um projeto construído a muitas mãos, que tem o objetivo de acolher e dar dignidade aos imigrantes que buscam uma oportunidade profissional em nosso país. Também é vantajoso para as indústrias que carecem de pessoas para trabalhar. Existem muitas vagas abertas, e essa iniciativa vai conectar os agentes. Essa medida contribui para minimizar os impactos da falta de mão de obra no Estado”, disse Borges. 

A Sala do Imigrante começou a operar nesta semana com atendimentos agendados. Um haitiano e uma venezuelana são responsáveis por receber os estrangeiros em busca de regularização e orientá-los sobre os documentos necessários.

Várias empresas já entraram em contato para regularizar a situação de seus empregados estrangeiros ou buscar a contratação de profissionais. O presidente do Sicadems, Régis Luís Comarella, espera que mais indústrias possam aderir à iniciativa.

“É preocupante para as empresas, tanto de Mato Grosso do Sul como do país, porque estamos com escassez de mão de obra. Com isso, vamos poder suprir essa demanda nos vários segmentos da indústria. Estão de parabéns a Fiems e o Ministério o Trabalho por se unirem para ajudar a resolver essa dificuldade”, comentou o presidente do Sicadems.

O superintendente regional do Trabalho no Estado, Alexandre Cantero, destaca que projetos como a Sala do Imigrante visam garantir direitos aos trabalhadores e colaborar com o setor produtivo.

“Temos necessidade de mão de obra no setor produtivo e também o compromisso trazido pela Constituição Federal de levar dignidade às pessoas que ofereçam sua força de trabalho. Então, estamos unindo o interesse do setor produtivo e a inclusão de pessoas de forma lícita, com a regularização da documentação, do visto de trabalho, do CPF, da carteira de trabalho, atendendo o emprego formal e evitando a condição análoga de escravo e o tráfico de pessoas”, afirmou o superintendente.

Acordo de cooperação

Na semana passada, a Fiems firmou acordo de cooperação com o poder público e entidades privadas com objetivo de atrair paraguaios que queiram trabalhar em empresas sul-mato-grossenses, bem como regularizar a situação de paraguaios que já atuam em empresas sediadas no Estado. O protocolo de intenções foi celebrado entre a Federação das Indústrias, Senai, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Câmara de Comércio Paraguai-Brasil.

Por meio da parceria, paraguaios interessados em trabalhar em Mato Grosso do Sul poderão emitir CPF, carteira de trabalho e visto de trabalho diretamente na sede da Superintendência Regional do MTE em Campo Grande. Já aqueles que tiverem necessidade de regularização, poderão fazê-lo no órgão. Além disso, paraguaios poderão receber cursos de português em parceria com universidades públicas e microcertificações profissionais através do Senai. 

Serviço

A Superintendência Regional do Trabalho fica na Rua 13 de Maio, 3.214 – centro. Os telefones são (67) 3901-3008 e 3901-3014. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

Fonte: Fiems – Fotos: Divulgação Fiems

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias