Oito projetos são apresentados na 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorre em Brasília (DF).
Uma delegação do Instituto Federal de Mato Grosso Sul (IFMS) participa até esta quinta-feira, 28, da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorre no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o evento busca divulgar a educação profissional e tecnológica, com foco na ampliação do seu reconhecimento social e atratividade, por meio da integração, interação, competições, debates e intercâmbio das ações, projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições ofertantes. A edição deste ano traz a temática ‘Inovação, inclusão e sustentabilidade’.
“É uma oportunidade para apresentarmos nossos projetos e trocarmos conhecimentos com outras instituições, fortalecendo parcerias e impulsionando soluções inovadoras, reforçando nosso compromisso com um futuro mais sustentável e inclusivo”, pontua o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Edvanio Chagas.
A programação gratuita inclui oficinas, seminários, encontros, mesas-redondas, palestras, entre outras atividades. Para a mostra de projetos, foram selecionadas mais de 400 pesquisas de 56 instituições de educação profissional e tecnológica espalhadas pelo país.
O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Edvanio Chagas, fala sobre a importância de estudantes, servidores e gestores participarem do evento.
“Participar da Semana é uma oportunidade para apresentarmos nossos projetos e o impacto deles na pesquisa, inovação e pós-graduação. Além disso, promove a troca de conhecimentos com outras instituições, fortalecendo parcerias e impulsionando soluções inovadoras, reforçando nosso compromisso com um futuro mais sustentável e inclusivo”, pontua.
Os estudantes e servidores que participam da mostra de projetos têm a participação no evento custeada pela instituição.
Projetos – O IFMS participa do evento com oito projetos desenvolvidos por estudantes e professores dos campi Corumbá, Coxim, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Confira as temáticas de alguns deles:
- Campus Corumbá leva projeto que usa a tecnologia para preservar a história – Foto: Murilo Borges
🏺⚛️ História e Tecnologia
“O projeto tem uma vertente educacional transformadora: as peças 3D são levadas às escolas em uma oficina interativa, onde os estudantes aprendem sobre história e ciência, e exploram o fascinante universo dessa tecnologia”, explica o professor Anderson das Neves, que levou o projeto de Corumbá.
Intitulado ‘Preservação de objetos com valor histórico através de escaneamento e impressão 3D’, o projeto é desenvolvido no Campus Corumbá, sob orientação do professor Anderson das Neves. A iniciativa busca preservar objetos de interesse científico e cultural, criando réplicas virtuais de objetos históricos da região pantaneira.
“O projeto tem uma vertente educacional transformadora: as peças 3D são levadas às escolas em uma oficina interativa, onde os estudantes aprendem sobre a história e a ciência por trás dos objetos, além de explorar o fascinante universo dessa tecnologia. As escolas também recebem uma ‘caixa pedagógica’ com os objetos apresentados, enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizado”, explica o docente.
O trabalho é conduzido pelo Laboratório de Informática Aplicada e Desenvolvimento de Software (Liads) e pelo IFMaker, tendo como parceiro o Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio dos laboratórios de Arqueologia do Pantanal (LPAN) e Zoologia.
- Campus Jardim mostra que é possível produzir tinta com plantas do Cerrado – Foto: Murilo Borges
🎨🍃 Arte e Sustentabilidade
“A pesquisa utilizou pigmentos naturais extraídos de folhas, sementes e cascas do Cerrado. O resultado foi a criação de tintas aquareláveis produzidas de forma artesanal e ecológica”, comenta Rafaela de Oliveira, coordenadora do projeto do Campus Jardim.
Outro projeto apresentado é o ‘Arte consciente: aquarelando com as cores da natureza’, desenvolvido no Campus Jardim, com a docente Rafaela Chivalski de Oliveira como orientadora. A iniciativa consiste no desenvolvimento de tintas naturais com pigmentos do Cerrado, promovendo práticas sustentáveis que unem arte, sustentabilidade e valorização do bioma.
O trabalho surgiu para atender a uma necessidade dos artistas locais, que enfrentam a falta de lojas especializadas na região. Essa ausência os força a comprar os materiais pela internet, impactando negativamente o comércio local e contribuindo para a poluição causada pelo transporte de encomendas.
“A pesquisa utilizou pigmentos naturais extraídos de folhas, sementes e cascas do bioma Cerrado, além de materiais reaproveitados do cotidiano, fundamentando-se nos serviços ecossistêmicos de provisão – recursos naturais que promovem qualidade de vida e bem-estar. O resultado foi a criação de tintas aquareláveis produzidas de forma artesanal e ecológica”, comenta a docente.
- Campus Nova Andradina mostra projeto que estimula o consumo consciente – Foto: Murilo Borges
👕🌏 Consumo Sustentável
“O Quintal de Trocas ocorre mensalmente em espaços públicos, usando uma moeda social de valor simbólico criada pela comunidade para facilitar o intercâmbio”, detalha Fernanda Junglos, servidora que apresenta o projeto do Campus Nova Andradina.
Outro trabalho dedicado a promover a sustentabilidade é ‘Quintal de trocas: praticando o consumo consciente e a economia solidária em Nova Andradina – MS’. A responsável pelo projeto é a servidora do Campus Nova Andradina, Fernanda Junglos. A iniciativa aborda temas como consumismo, solidariedade e economia solidária.
“O espaço une música, feira de trocas de roupas, livros, objetos decorativos e brinquedos, rodas de conversa, oficinas e bate-papo sobre consumo consciente e economia solidária. As feiras ocorrem mensalmente em espaços públicos, usando uma moeda social de valor simbólico criada pela comunidade para facilitar o intercâmbio”, detalha.
As ações preveem trocas, doações e encaminhamento de materiais para reciclagem, formas de estimular as práticas da troca, do desapego e da sustentabilidade.
- Campus Coxim leva projeto inovador para a criação de pescado – Foto: Murilo Borges
- Campus Naviraí mostra uma forma natural de conservar a banana após a colheita – Foto: Murilo Borges
- Campus Ponta Porã apresenta projeto de automação para a piscicultura – Foto: Murilo Borges
- Campus Ponta Porã também mostra projeto sobre reativação de hortas escolares – Foto: Murilo Borges
- Campus Três Lagoas apresenta recursos didáticos para divulgar mulheres cientistas – Foto: Murilo Borges
Semana Nacional – Realizado desde 2021, o evento tem como atrações apresentações de pesquisas que envolvem tecnologias 3D, prototipagem, aplicativos, simuladores, jogos, educação assistiva e inclusiva, inteligência artificial, robótica, cidades inteligentes, drones, realidade virtual, entre outros temas.
Temáticas como empreendedorismo, assistência técnica e desenvolvimento sustentável também fazem parte das atividades previstas na programação, que prevê ainda atividades interativas.
Mais informações estão disponíveis na página da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica.
Projetos do IFMS na edição 2024 da Semana EPT *
Campus | Projeto | Proponente | Estudantes |
Corumbá | Preservação de objetos com valor histórico através de escaneamento e impressão 3D | Anderson Pereira das Neves | João Paulo Marques Lesmo |
Coxim | Inovação sustentável para a criação de peixes | Odair Diemer | Leonardo Pereira Silva |
Lorrayne Mendonça | |||
Gabriel Brito da Silva | |||
Jardim | Arte consciente: aquarelando com as cores da natureza | Rafaela Chivalski de Oliveira | Ana Clara Monteiro Pretti |
Naviraí | Conservação pós-colheita de frutos de banana (Musa spp.) com o uso de revestimentos biodegradáveis e extratos vegetais | Cristiana Maia de Oliveira | Mariane Ramalho da Silveira |
Nova Andradina | Quintal de trocas: praticando o consumo consciente e a economia solidária em Nova Andradina-MS | Fernanda Soares Junglos | Rayany Marques de Souza |
Ponta Porã | Automação e Monitoramento de Tanques Elevados para Criação de Peixes com Tecnologias IoT | Celso Soares da Costa | Edivilson Boeque Mioto |
Matheus Colman Leonel | |||
Projeto de reativação de hortas escolares | Luis Vitor Neves de Oliveira | Tainara Ramires Cardoso | |
Iuri Vinicius Santos Vider | |||
Três Lagoas | Desenvolvimento de recursos didáticos para divulgação de mulheres cientistas | Bruna Silveira Pavlack | Alana Serra Scherer |
* Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).