MPMS promove Círculos de Construção de Paz e fortalece Justiça Restaurativa Escolar

Ação reforça o diálogo e a prevenção de conflitos nas escolas.

Nesta primeira semana de dezembro, membros e servidores do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), juntamente com representantes da Secretaria de Estado de Educação (SED), realizaram Círculos de Construção de Paz (CCP) com os alunos da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, com a temática “Projetando meu Futuro”.

O CCP é uma ferramenta da Justiça Restaurativa, que surgiu como uma alternativa ao modelo punitivista. A dinâmica consiste na criação de um espaço seguro para reflexão e troca de experiências que, de forma orientada, permite a construção de relacionamentos, a tomada de decisões e a resolução de conflitos de forma eficiente. A escolha pela abordagem circular permite que todos os participantes se enxerguem e sejam vistos igualmente, no mesmo nível. O formato reforça a horizontalidade das relações dentro do processo, em que todos importam e são valorizados.

A metodologia aplicada nesses espaços é composta de cinco elementos estruturais: cerimônias de abertura e fechamento, orientações, objeto da palavra, facilitador (que é o responsável por orientar todo o processo) e o processo decisório ou consensual. Os círculos são movimentados, principalmente, pelas histórias de vida compartilhadas.

Este tipo de iniciativa também já foi realizado no Lar Infantil Lygia Hans, na Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Uaica) III e na 46ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Campo Grande.

Justiça Restaurativa –

No dia 30 de agosto deste ano, o MPMS aderiu ao programa Justiça Restaurativa Escolar, que visa promover soluções pacíficas e prevenir conflitos no âmbito escolar, utilizando o diálogo como a principal ferramenta para isso.

O programa garante aos estudantes o direito de uma escuta de qualidade e igualdade, além da promoção do respeito e da paciência. O convênio é uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS) e a SED.

Ainda no mesmo mês, os integrantes do MPMS participaram da “Formação em Práticas Restaurativas na Escola”, onde houve a capacitação de assistentes sociais e psicólogos da SED, da Procuradora de Justiça e Coordenadora do Núcleo da Educação, Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost, do Promotor de Justiça titular da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da comarca de Campo Grande, Oscar de Almeida Bessa Filho e de servidores e residentes do MPMS.

Fonte: MPMS – Por: Karla Tatiane – Fotos: Divulgação

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias