A professora do Senac Corumbá, Silvana do Valle Leone, é finalista no prêmio nacional “Educador Transformador”, na categoria Educação Profissional da região Centro-Oeste, com um projeto de um aplicativo sobre a cidade de Corumbá, desenvolvido pelos alunos do curso Técnico em Administração. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e promover práticas educacionais transformadoras. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 24 de abril, em São Paulo (SP).
Dentro do projeto integrador do Senac, a professora Silvana Leone desenvolveu com os alunos a criação do aplicativo “Corumbá na Palma da Mão – Um tour pela cidade de Corumbá-MS”, que tem o objetivo de auxiliar os turistas que visitam Corumbá a explorar e aproveitar ao máximo o potencial turístico, cultural e histórico da região. O aplicativo conta com um e-book sobre o Pantanal, com informações sobre Corumbá, como história e pontos turísticos, além de opções de hospedagem, restaurantes e notícias da região, entre outras informações.
“Pensamos no aplicativo, pois seria uma solução eficiente e inovadora, focada na sociedade, para melhorar a experiência dos turistas que nos visitam. O aplicativo permitirá aos visitantes e à própria população corumbaense conhecer locais históricos, pontos de interesse e experiências culturais. Nossa escola tem esse objetivo, de formar pessoas que estejam preparadas para lidar com a realidade do dia a dia e impactar positivamente a vida de outras pessoas. Estou muito feliz com essa indicação, sendo finalista no prêmio, e atribuo essa conquista também ao empenho dos alunos e ao apoio do Senac, que é fundamental para que possamos desenvolver projetos como este em sala de aula”, afirma a professora.
A iniciativa converge com a missão do Senac MS, em transformar por meio da tecnologia e inovação. O projeto integrador, que faz parte da metodologia de ensino do Senac, marca o encerramento do curso e é uma estratégia de ensino–aprendizagem, cujo objetivo é proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os temas abordados durante as aulas. Uma ferramenta para promover a aprendizagem ativa e a colaboração entre os alunos, bem como para desenvolver competências relevantes.
Prêmio Educação Profissional – A premiação é composta por três etapas, sendo a primeira uma etapa estadual, a segunda uma etapa regional e a terceira e última etapa, nacional, em que são selecionados os projetos considerados os mais transformadores do Brasil. Sete projetos serão vencedores e ganharão a oportunidade de participar de uma missão técnica nacional, além de ganhar notebooks, certificados e troféus.
A premiação é uma iniciativa do Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, que visa valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todas as regiões do Brasil.
O aplicativo pode ser acessado no link: https://www.guiacorumba.com/.
Fonte: Senac/MS – Fotos: Divulgação Senac/MS