Programa de Intercâmbio oferece disciplinas virtuais em instituições da América Latina e Caribe

Estudantes podem participar de disciplinas virtuais em instituições de ensino localizadas em nove países da América Latina e Caribe. A iniciativa faz parte do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (Pila), com inscrições abertas até 31 de maio. Os interessados devem conferir as disciplinas disponíveis aqui

O Pila é um programa de intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação que busca promover a internacionalização do ensino superior e fortalecer os laços de cooperação latino-americanos e caribenhos. A iniciativa é promovida por meio de acordo entre as associações de ensino superior em cada país. No Brasil, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) integra o acordo de cooperação.

“É uma oportunidade única para os nossos estudantes, especialmente para aqueles que não teriam condições econômicas, ou físicas, para realizarem seus estudos em outros países. Para você ir para outro país, faz-se necessária uma rede de apoios que nem sempre o nosso aluno tem. Temos mulheres que são chefes de famílias, temos homens também na mesma posição que não poderiam se deslocar. Então o Pila vem preencher um espaço muito importante na mobilidade”, ressalta a secretária de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação e coordenadora do Pila na Instituição, Lucilene Machado Garcia.

A coordenadora enfatiza que, mesmo que virtualmente, a mobilidade acadêmica traz uma série de benefícios. “Apesar de não participar de determinadas condições como a exposição direta às diferentes culturas, outros parâmetros de trocas estão assegurados, como a exposição a diferentes abordagens educacionais e formas de pensar, o que pode estimular a inovação e a criatividade, levando a novas ideias e soluções para desafios complexos. Além disso, temos a internacionalização do currículo, já que os estudantes terão no currículo disciplinas cursadas em universidades internacionais”, pontua.

As disciplinas virtuais ligadas ao programa são oferecidas de forma integral, incluindo o processo avaliativo. Para participar, o estudante deve acessar a plataforma do Pila Virtual. Na opção Convocatória, deve selecionar 2024.2 e, na opção País de Origem, deve escolher Brasil. A área de conhecimento desejada deve ser escolhida na opção Disciplina e, em seguida, o interessado deve clicar no botão Filtrar, localizado no canto inferior direito, para escolher as disciplinas desejadas. 

O estudante deve ainda elaborar um plano de estudos, com anuência da coordenação do curso e enviá-lo para a Secretaria de Relações Internacionais, no e-mail serin.aginova@ufms.br. Em anexo, também deve enviar o formulário Pila preenchido, histórico acadêmico, declaração de matrícula, currículo, carta de recomendação acadêmica em espanhol, certificado de espanhol, carta de motivação em espanhol, documento de identificação e certidão de nascimento.

Os documentos a serem enviados para o processo seletivo e outras informações podem ser encontrados aqui

Fonte: UFMS – Por: Alíria Aristides

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias