UEMS é finalista para ocupar a vice-presidência internacional sobre impacto acadêmico da Agenda 2030 da ONU

Universidade Estadual do MS passou por seletiva global e conta com parceria com a Universidade de York (Canadá) para ser eleita

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foi selecionada como Instituição de Ensino Superior (IES) finalista e potencial candidata a ocupar a vice-presidência de Extensão junto ao projeto “Impacto Acadêmico” da Organização das Nações Unidas (ONU), que compõe iniciativas voltadas à Agenda 2030 para práticas sustentáveis, tendo por eixos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da entidade.

Por intermédio de proposta submetida pelos profs. Drs. Ruberval Maciel e Lúcio Flávio Suzakozawa, e prof. Dra. Erika Kaneta Ferri, a UEMS foi a única IES brasileira, ao lado da Universidade de São Paulo (USP) a constar como finalista nesta seletiva global. A USP coordena p ODS – Erradicação da Pobreza. Na sigla em inglês, a “United Nations Academic Impact” (UNAI) enviou comunicado oficial informando aos docentes da Universidade o aceite da proposta e que a UEMS “foi identificada como forte candidata ao cargo de vice-presidência de Extensão e Parceria no Centro ODS 10 da UNAI. O Presidente do Centro ODS 10 da UNAI, a Universidade York, já manifestou seu apoio à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul como Vice-Presidente de Extensão e Parceria”.

A iniciativa “Impacto Acadêmico das Nações Unidas” envolve as IES em âmbito internacional desde novembro de 2010 no apoio e contribuição para a realização dos propósitos e princípios da Organização, incluindo a promoção e proteção dos direitos humanos, acesso à educação, sustentabilidade, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) desde 2015, nomeou os presidentes do Centro dos ODS que integram a UNAI.

Nesse contexto, a UEMS obteve destaque para ocupar a vice-presidência de Extensão junto ao eixo de ODS 10 – Reduzir as Desigualdades. A presidência deste eixo dentro da UNAI é desempenhada pela IES titular, a Universidade de York (Canadá). “A UEMS e a Universidade de York tem uma relação muito produtiva há 12 anos, com muitas parcerias estabelecidas ao longo desse período. Essa relação pode ser, inclusive, muito fortalecida, caso a UEMS seja eleita efetivamente para o cargo de vice-presidência de Extensão do eixo ODS 10”, relata o prof. Dr. Ruberval Maciel.

Para a profa. Dra. Erika Ferri, que é a responsável pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), o simples fato de constar entre as finalistas numa seletiva de abrangência global da ONU já é um grande feito. Somente a UEMS e a USP constam nesse processo – inclusive em eixos distintos, ou seja, não concorreremos entre nós. “Essa indicação é reflexo do fortalecimento da extensão universitária na UEMS, construído por meio de projetos, programas, ações e atividades que têm contribuído de forma concreta para o desenvolvimento de políticas públicas e para a melhoria das condições de vida da população. Trata-se de um importante marco que reforça o compromisso da universidade com a promoção da justiça social, da redução das desigualdades e da internacionalização com responsabilidade social”, esclarece a pró-reitora da PROEC.

O prof. Dr. Lúcio Flávio Sunakozawa destaca que a UEMS vive um momento inédito em sua trajetória acadêmica e científica. “Assim, com a abertura de novos olhares internacionais, a UEMS reafirma que os projetos de pesquisa e as iniciativas de tratativas com universidades e organismos internacionais que os pesquisadores vêm realizando no caminho da inovação sustentável, educação verde, cidadania global e inteligência territorial. Com foco na Agenda 2030, temos o Projeto UEMS NA ROTA BIOCEÂNICA, o novo Centro Observatório das Rotas da América Latina (CORAL-UEMS), em consonância com as diretrizes organismos como ONU, UNESCO, CAESE, Universidades internacionais, inclusive, da UNIRILA”. 

Com a aprovação, a UEMS passará a integrar o novo grupo de Centros ODS de Impacto Acadêmico da ONU e desempenhará um papel crítico no avanço da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável por meio de educação, pesquisa e parcerias estratégicas inovadoras.

Os Centros ODS de Impacto Acadêmico da ONU são instituições designadas de ensino superior dentro da rede da iniciativa que trabalham ativamente para promover os ODS, aproveitando o poder da academia para criar mudanças sociais, econômicas e ambientais positivas. Cada SDG Hub se concentrará em um ODS específico, promovendo educação, pesquisa e parcerias para promover esse objetivo, respeitando as fortes interdependências em todos os 17 Objetivos.

Cada presidente do SDG Hub liderará o trabalho de seu Hub durante um mandato de três anos, de janeiro de 2025 a dezembro de 2027, como parte da rede maior do UN Academic Impact, que compreende 1.700 universidades e faculdades em mais de 150 países.

Os membros do Impacto Acadêmico da ONU estão fazendo progressos significativos no avanço da Agenda 2030. Para incentivar ainda mais a inovação e o compromisso com o desenvolvimento sustentável entre as gerações futuras, o UN Academic Impact nomeou as seguintes instituições como presidentes dos SDG Hubs para o mandato de 2025-2027:

ODS 1: Erradicação da Pobreza — Universidade de São Paulo (Brasil);

ODS 2: Fome Zero — [Co-Presidente] Universidade EARTH (Costa Rica) e Universidade da Califórnia, Davis (Estados Unidos);

ODS 3: Boa Saúde e Bem-Estar — Universidade de Pretória (África do Sul);

ODS 4: Educação de Qualidade — Universidade Aplicada de Al Balqa (Jordânia);

ODS 5: Igualdade de Gênero — CHRIST (Considerada Universidade) (Índia);

ODS 6: Água Potável e Saneamento — [Co-Presidente] Shiv Nadar Institution of Eminence (Índia) e Universidade de Manitoba (Canadá);

ODS 7: Energia Limpa e Acessível — [Co-Presidente] Universidade Estadual de Lagos (Nigéria) e Universidade Nacional e Kapodistrian de Atenas (Grécia);

ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico — Universidade de Auckland (Nova Zelândia);

ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura — Mount Kenya University (Quênia);

ODS 10: Reduzir as Desigualdades — Universidade de York (Canadá);

ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis — Universidade De Monfort (Reino Unido);

ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis — Universidade Nacional de Ciências e Tecnologia (Paquistão);

ODS 13: Ação Climática — Universidade das Índias Ocidentais (Jamaica);

ODS 14: Vida Abaixo da Água — Universidade de Bergen (Noruega);

ODS 15: Vida na Terra — Universidade Macquarie (Austrália);

ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Fortes — Universidade George Mason, Escola Jimmy & Rosalynn Carter para Paz e Resolução de Conflitos (Estados Unidos); e

ODS 17: Parcerias para os Objetivos — Universidade de Tsinghua (China).

Fonte: UEMS / Por: Rubens UrueImagem: Divulgação

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