Procon de Maracaju orienta consumidores sobre golpes e fraudes virtuais.

Imagem: Divulgação PMM
Imagem: Divulgação PMM

Com cada vez mais vítimas, órgão orienta e está à disposição para atendimento no Terminal Rodoviário de Maracaju.

A Prefeitura de Maracaju por meio do Procon Municipal de Maracaju-MS, destaca as principais orientações aos consumidores relacionados aos golpes mais comuns aplicados no mundo virtual, além de como se prevenir deles, de modo a evitar ser uma das vítimas.

Atualmente, o consumo ocorre por meio do mundo físico (compra no comércio presencial) e o virtual (por meios virtuais como a internet). Fisicamente, o consumidor analisa o produto in loco, realiza testes, tira dúvidas, verifica sobre a questão da assistência técnica, solicita descontos, compara valores, analisa a qualidade e o tempo de garantia, entre outros esclarecimentos.

É importante ficar atento ao comércio virtual, o qual possui inúmeras nuances, facetas e incógnitas. Portanto, antes de finalizar uma compra de um produto de forma on-line, todo consumidor deve pesquisar, analisar, averiguar, consultar atentamente com muita cautela o fornecedor virtual. E como se faz isto?

• Verifique o CNPJ da empresa ou fornecedor junto à Receita Federal;
• Ligue para a empresa, pergunte o endereço, telefone, verifique se estão coincidindo com os dados extraídos junto à Receita Federal;
• Verifique os comentários junto ao site do fornecedor;
• Consulte o PROCON;
• Verifique junto ao comércio local o valor do produto que pretende adquirir;
• Se o produto anunciado está com valor muito abaixo do usual, desconfie, pode ser golpe;
• Tome cuidado ao realizar pagamentos via pix;
• Antes de efetuar o pagamento, verifique o CNPJ, se aquele que consta no boleto ou fatura, é o mesmo do anúncio e também se é o mesmo que você consultou junto à Receita Federal;
• Jamais efetue um pagamento sem verificar a veracidade do mesmo, nem toda cobrança virtual é verdadeira, em caso de dúvidas, procure o PROCON.

GOLPES MAIS UTILIZADOS:
• Quando ligarem para fazer atualização de dados bancários, jamais informe seus dados via telefone, muito menos envie fotos de seus documentos;
• Ao atender as ligações, aguarde a identificação, caso desconheça desligue, bloqueie. Faça cadastro no site NÃO ME PERTURBE;
• Jamais clique em sites ou links recebidos no seu e-mail ou outro sistema, pois, ao navegar você poderá instalar vírus que irão monitorar seu mundo virtual;
• Ligações do Governo Federal ou bancos, informando que você possui valores, dinheiro para receber. Que você foi contemplado, desconfie e vá se informar diretamente junto ao banco antes de qualquer ação;
• Empréstimos, financiamentos, faça cálculos em relação aos juros. Ao verificar que o fornecedor cobrará uma “taxa” para receber valores, não faça, pois é golpe;
• Se você verificar dinheiro em sua conta bancária, vá até a agência e verifique a origem, não gaste os valores. Verificando a origem do dinheiro, procure o PROCON para abertura de processo com a finalidade de devolução da forma correta. Se ligarem solicitando a devolução, cuidado estão querendo obter seus dados bancários, é golpe;
• Boleto falso, cobranças criadas. Ao receber boleto desconhecido tome cuidado, cautela. Verifique se de fato você possui pendência financeira com aquela empresa, ligue nos canais verdadeiros de comunicação e solicite informações. É importante ter a contabilidade mensal de suas dívidas, anotar tudo;
• Golpe das renegociações das dívidas, com a promessa de redução dos juros e valores, muito cuidado, leia atentamente o contrato. Quando a promessa de redução de juros é grande demais, desconfie;
• Golpe do falso motoboy, do WhatsApp, do cartão por aproximação e, recentemente surgiu uma simulação, via inteligência artificial, onde sua voz e imagem são clonadas, peça para os familiares ficarem atentos e fazerem perguntas pessoais. Nas situações diárias, combinem com vossos familiares e amigos para terem cuidado ao aceitarem mensagens não usuais, retornem as ligações, peça alguma informação: data de nascimento, nome do avô, avó, etc.
• Golpe da venda de veículos. Uma das maneiras que os golpistas utilizam é a de entrar em contato com o vendedor e falar que tem um comprador e para este comprador oferecem o mesmo veículo com entrada e parcelamento, exigindo que o valor da entrada seja transferido via pix ao intermediador/golpista e, recebendo este o valor, não recebe mais mensagens e ligações, ficando o comprador e até o vendedor no prejuízo.

Enfim, ao navegar no mundo virtual, faça com muita atenção e tenha prudência. Muitos cursos, notícias, informações, orientações estão à disposição dos consumidores, que somos todos nós. Não há como fechar as portas para o mundo virtual, que chegou para facilitar a vida de todos, todavia, quando existir dúvidas, tome todas as medidas acima mencionadas.

Em Maracaju, de acordo a Secretária Executiva do Procon Municipal, Suzana Fukuhara, “a busca pelo órgão de proteção e defesa do consumidor por parte de consumidores lesados, em razão de golpes virtuais, tem aumentado a cada dia. Recentemente, atendemos uma consumidora que compareceu ao órgão, munida de uma fatura falsa de energia elétrica que ela havia pago, contendo dados e informações verídicas referentes a sua unidade consumidora, como titularidade, endereço, número de UC, tudo com muita similaridade a uma fatura verdadeira, possuindo logomarca e cores idênticas, porém, continha um QRCODE adulterado para pagamento, sendo o pagamento direcionado em favor de instituição diversa da concessionária de energia elétrica competente e legitimada no tocante à prestação dos serviços de distribuição e fornecimento de energia elétrica local. Não se trata de um caso singular, já realizamos outros atendimentos no mesmo sentido.”

A Secretária Executiva do Procon ainda orienta os consumidores que sigam as orientações acima, ficando atentos e cuidadosos ao observar o beneficiário de qualquer pagamento que venham a realizar, conferindo antes da confirmação, o nome ou razão social, especialmente o número de CNPJ da empresa ou fornecedor. Uma dica importante, uma empresa de grande porte não utiliza CPF (pessoa física) na qualidade recebedor. Portanto, desconfie, fique alerta!
Em caso de dúvidas, faça uma consulta junto ao PROCON, seja através do nosso atendimento presencial no Terminal Rodoviário de Maracaju.


Com informações do Procon Sinop-MT e Procon Dourados-MS. – Por: Tiago S. Rodrigues 

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