Flagrante foi feito pela PMA, que encaminhou o auto de infração para as providências do MPMS
A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Bonito instaurou inquérito civil para investigar irregularidades ambientais cometidas em um rancho do Distrito Águas do Miranda. No local, a Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrou o uso da área para hospedagem e pescaria no rio Miranda, sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.
Em março de 2024, conforme os documentos anexados ao procedimento, a PMA fez vistoria no local e encontrou movimentação de pescadores, inclusive com estrutura para hospedagem e até placa informando sobre os serviços oferecidos.
Foi aplicada multa de R$ 8 mil, além do encaminhamento para as providências do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.
O inquérito civil tem como objetivo coletar informações, depoimentos, certidões e perícias, para que sejam tomadas as medidas legais cabíveis, entre as quais estão a possibilidade de firmar termo de ajustamento de conduta ou o ajuizamento de ações.
A Promotoria também solicitou ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) informações sobre a regularização do pesqueiro.
Fonte: MPMS