UFMS sedia maior evento de agroecologia do Estado nesta semana

Voltado para produtores da agricultura familiar, pesquisadores, técnicos e interessados em agroecologia, o Agroecol 2024, maior evento de agroecologia do Estado, será realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro, na Cidade Universitária. Com o tema Água e clima: direito à vida, o evento busca promover um diálogo profundo entre os principais atores da agroecologia em Mato Grosso do Sul, além de contar com a participação de representantes de outras regiões do Brasil e da América do Sul.

“A programação está rica e diversificada, trazendo inovações tecnológicas e relatos de experiências bem-sucedidas para construir saberes agroecológicos”, destaca a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição e coordenadora do evento, Raquel Pires Campos.

O Agroecol 2024 reúne seis importantes eventos: 5º Seminário de Agroecologia da América do Sul, 1° Encontro Extrativista do Mato Grosso do Sul, 4º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de MS, 7° Encontro de Produtores Agroecológicos de MS, 8° Seminário Estadual de Educação do Campo de MS e 9º Seminário de Agroecologia de MS. De acordo com a professora Raquel, os temas serão discutidos com perspectivas dos desafios da problemática em relação à água e às mudanças climáticas nas formas de produção de alimentos, organizações sociotécnicas, inclusão socioprodutiva e no bem viver. As mesas temáticas do evento irão reunir representantes de movimentos sociais, sociedade civil organizada, governos, empresas, instituições de pesquisa e de ensino, organizações não governamentais, entre outros envolvidos com agroecologia no Brasil e em outros países.

A programação contempla mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos, oficinas, relatos de experiências, momentos culturais e todos os dias ocorrerá a Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade. Todas as atividades serão realizadas no Complexo Multiuso 1 e a programação completa pode ser conferida aqui. Mais informações também estão disponíveis na página agroecol.ufms.br.

Sobre o evento

O Agroecol é um espaço de discussão crítica sobre o sistema agroalimentar mundial e os desafios para alimentação, saúde e educação no século XXI, integrando estudantes, agricultores familiares, pesquisadores e representantes da sociedade civil organizada, de todas as regiões brasileiras e países latino-americanos.

O evento já passou por diversas cidades de Mato Grosso do Sul e se consolidou como um marco na promoção da agroecologia no Estado. A edição de 2024 marca a retomada presencial do evento que busca inspirar e promover ações concretas para um futuro sustentável.

A primeira edição foi realizada em novembro de 2002 e contou com 686 participantes, entre agricultores familiares, técnicos, pesquisadores e representantes da sociedade organizada, provenientes de todas as regiões do Estado e de mais de 50 entidades. A iniciativa está marcada na história da agroecologia sul-mato-grossense identificou demandas e elaborou propostas fundamentais para o desenvolvimento da agricultura em bases agroecológicas.

Seis anos depois, em novembro de 2008, o 2º Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul ocorreu em Dourados, seguido pelo 3º Seminário, realizado em Corumbá, em 2010, que reuniu 480 participantes. Já o 4º Seminário, sediado em 2012 na cidade de Glória de Dourados, demonstrou o amadurecimento da agroecologia no Estado. Mesmo com limitações logísticas do município, que conta com cerca de 10 mil habitantes, o evento atraiu um público expressivo, reafirmando o compromisso da comunidade com o tema.

Em 2014, o evento retornou a Dourados com uma nova configuração, reunindo múltiplos eventos paralelos: o 5º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul, o 4º Encontro de Produtores Agroecológicos de MS, o 1º Seminário de Agroecologia da América do Sul e o 1º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de MS. Sob o título Agroecol 2014, o evento contou com 1,2 mil participantes e mais de 400 trabalhos submetidos, entre artigos científicos e relatos de experiências.

Desde então, o Agroecol consolidou-se como um evento integrado, reunindo diversas iniciativas em um único momento. Em 2016, foi realizado novamente em Dourados, abordando o tema Agroecologia e soberania alimentar: em busca do bem viver. Em 2018, Campo Grande sediou o evento com a temática Sistemas Agroalimentares Mundiais, Sociobiodiversidade e Saúde: Desafios e Perspectivas.

A edição de 2020 foi realizada de forma virtual, devido à pandemia, e abordou o tema A contribuição da agroecologia à sociedade em transformação pós-pandemia. Agora, em 2024, a comissão organizadora retoma a mobilização para a realização do Agroecol, com o tema proposto que reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento de sistemas agroecológicos em Mato Grosso do Sul.

Realização

O evento é uma realização da UFMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal da Grande Dourados, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural. É uma promoção da Associação Brasileira de Agroecologia e conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério dos Povos Indígenas; Ministério da Educação; Ministério da Agricultura e Pecuária; Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul; Cooperativa de Trabalho em Desenvolvimento Rural e Agronegócio; Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul; Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura; Instituto Pantanal Sul; Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários; Programa Nacional dos Comitês de Cultura de Mato Grosso do Sul; e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Fonte: UFMS – Por: Vanessa Amin, com colaboração de Patrícia Zerlotti/Embrapa

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias