Corpo de Bombeiros intensifica medidas na prevenção de incêndios no Pantanal

CBMS-Foto: Bruno Rezende
CBMS-Foto: Bruno Rezende

As primeiras bases avançadas já foram implantadas às margens dos rios Paraguai e São Lourenço, na divisa com Mato Grosso, e estão prontas para entrar em operação.

Diante das previsões de uma temporada intensa de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, especialmente no bioma do Pantanal, o Estado tem se mobilizado com antecedência e de forma integrada para mitigar os impactos desse fenômeno. Com a combinação de estiagem e chuvas abaixo da média, o Corpo de Bombeiros está atuando de maneira estratégica em todo o território, adotando medidas preventivas para enfrentar esse desafio iminente.

Foto: Teo Pini

No Pantanal, área particularmente vulnerável, as ações preventivas estão sendo implementadas desde o início deste mês. Uma das principais frentes de trabalho consiste no mapeamento e na preparação dos acessos que possibilitam a movimentação rápida das equipes de bombeiros em caso de ocorrência de incêndios. Isso inclui a manutenção e limpeza das pontes que conectam as fazendas e outras áreas propensas a incêndios.

Recentemente, uma das equipes do Corpo de Bombeiros, destacada na região do Carandazal (Nabileque), na MS-325, realizou importantes trabalhos de preparação em uma ponte, tornando-a acessível para acesso rápido em situações de emergência. Além disso, foram realizadas avaliações de acessibilidade e testes operacionais de embarcações no Rio Paraguai, especialmente no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari.

Em outras áreas críticas, como Costa Rica e nas bases avançadas de Jatobazinho, São Lourenço e Redário, em Corumbá, os bombeiros concentraram esforços na limpeza e manutenção das pontes, garantindo a prontidão para ações de combate aos incêndios. No Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, na região oeste do Estado, a realização de queimas controladas foi uma estratégia adotada para reduzir o potencial combustível para os incêndios futuros.

Paralelamente às medidas operacionais, o Governo também está promovendo atividades de educação ambiental em comunidades locais, propriedades rurais e nos próprios parques estaduais do Pantanal. Este ano, essas ações foram antecipadas em razão do alerta climático, enfatizando a importância da conscientização para a prevenção de incêndios.

Para reforçar ainda mais a capacidade de resposta, estão sendo instaladas bases avançadas de combate a incêndios em locais estratégicos no Pantanal. A tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, ressalta a importância dessas medidas para agilizar a resposta diante dos incêndios, especialmente em áreas de difícil acesso, como é o caso do Pantanal.

Foto: Bruno Rezende

As primeiras bases avançadas já foram implantadas às margens dos rios Paraguai e São Lourenço, na divisa com Mato Grosso, e estão prontas para entrar em operação. O Corpo de Bombeiros está preparado para estabelecer mais bases, totalizando 13 locais estratégicos onde as equipes estarão posicionadas e prontas para agir rapidamente diante de qualquer ocorrência de incêndio florestal.

Por: Redação Mato Grosso do Sul-Notícias *com informações da Secom/Gov/MS/Natalia YahnFotos: Corpo de Bombeiros de MS / Divulgação

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias