Mato Grosso do Sul intensifica combate à comunicação criminosa com a 4ª fase da Operação Mute

Foto: Divulgação Agepen/MS
Foto: Divulgação Agepen/MS

Com vistorias rigorosas, operação visa coibir comunicações ilícitas dentro dos presídios.

A Polícia Penal de Mato Grosso do Sul, em colaboração com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, deu início à quarta etapa da Operação Mute, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) nesta segunda-feira (22). O foco principal da operação é o combate efetivo à comunicação ilícita entre criminosos, por meio da detecção e apreensão de dispositivos não autorizados, como celulares, dentro das prisões.

Essa fase, que segue até o dia 26, destaca-se pela introdução de telas de segurança nos pavilhões das unidades prisionais, uma estratégia para prevenir o arremesso de objetos ilícitos como drogas e dispositivos móveis. A iniciativa está sendo liderada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) e implementada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

As operações tiveram início no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, situado no Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste. As equipes da Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp) e da Diretoria de Operações começaram as revistas intensivas às 8 da manhã, com a colaboração do Comando de Operações Penitenciárias (Cope), que cuidou da segurança e organização dos detentos durante as buscas.

“A nossa meta é erradicar todas as formas de comunicação ilícita nas penitenciárias. Além de inspeções regulares, estamos investindo em tecnologia para monitorar visitantes e combater a corrupção interna. A Operação Mute é um reforço crucial nesse esforço”, explicou Rodrigo Rossi Maiorchini, diretor-presidente da Agepen.

O nome da operação, “Mute”, que significa “mudo” em inglês, simboliza o objetivo de silenciar as comunicações externas dos detentos, com foco especial na captura de telefones celulares e outros meios de comunicação proibidos.

Os resultados finais da operação serão divulgados pela Senappen após a conclusão das atividades em todo o país nesta sexta-feira.

Edição: Mato Grosso do Sul-Notícias * com informações da Agepen/MS

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias