Os governos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso estão avançando em um projeto estratégico de grande impacto para o ecoturismo e a preservação ambiental. A construção de uma nova ponte de concreto sobre o Rio São Lourenço, entre Corumbá (MS) e Porto Jofre, em Poconé (MT), conectará a famosa Estrada Transpantaneira (MT) à MS-214 (MS), estabelecendo a primeira ligação física entre os dois pantanais, conhecidos pela sua imensa biodiversidade.
A obra, estimada entre R$ 50 e R$ 60 milhões, terá cerca de 300 metros de extensão e promove contribuições para o desenvolvimento turístico e econômico das duas regiões. O projeto será elaborado pelo Governo de Mato Grosso, com os custos divididos igualmente entre os estados, conforme termo de cooperação firmado. Recentemente, equipes técnicas da Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística de MS) e da Sinfra (Secretaria de Infraestrutura de MT) realizaram uma inspeção no local para definir o melhor traçado para a ponte, optando pela conexão direta entre a Transpantaneira e a MS-214 .
Impulso ao Ecoturismo e à Economia Local
A ponte será um marco para o turismo ecológico, conectando as áreas pantaneiras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que já são destinos renomados para o avistamento de onças-pintadas, especialmente na região de Porto Jofre. Esta parte do Pantanal atrai visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo durante a temporada de maio a novembro, oferecendo uma experiência única.
Segundo Eduardo Blanco, gerente da Pousada Porto Jofre Pantanal, a atividade turística local é intensa, com cerca de 10 grandes barcos, 60 lanchas e 200 piloteiros atendendo aproximadamente 30 propriedades. Ele explica que a maioria dos turistas chega à região por meio da estrada Transpantaneira, partindo de Cuiabá. Com uma nova ponte, a expectativa é que o fluxo de visitantes aumente significativamente, fortalecendo o ecoturismo e criando novas oportunidades econômicas para as comunidades locais.
Infraestrutura Rodoviária em Expansão
Para garantir o acesso à futura ponte, o Governo de Mato Grosso do Sul está realizando obras de implantação e revestimento primário em cerca de 60 km da MS-241, com mais de 70% dos trabalhos já concluídos. A estrada, que está situada a cerca de 70 km de Coxim e 40 km de Sonora, conectará diretamente a nova ponte, ampliando a mobilidade entre os dois estados.
Além disso, a MS-214, que se estende por 257 km e conecta a BR-163 em Mato Grosso do Sul a Porto Jofre, já possui 72 km implantados. O governo estadual planeja outros 125 km, facilitando ainda mais o tráfego de mercadorias e insumos entre as duas regiões, além de promover o transporte de gado.
Integração e Sustentabilidade
Este projeto representa uma visão de futuro para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. A ligação entre os pantanais não apenas fortalecerá a integração econômica dos estados, como também criará um corredor ecológico vital para a preservação da fauna e flora pantaneiras. A nova ponte e as estradas que a conectarão consolidarão uma região como um dos principais polos de ecoturismo do Brasil, favorecendo também o turismo de pesca e gerando novas oportunidades de emprego e renda.
“A ponte será um marco na conectividade dos dois estados e contribuirá significativamente para o turismo ecológico na região”, afirma Rudi Fiorese, diretor de Infraestrutura Rodoviária da Seilog. Já a secretária-adjunta de obras rodoviárias de Mato Grosso, Nivia Calzolari, destaca que a conexão dos pantanais é um passo essencial para consolidar a região como um dos principais destinos de turismo ecológico do país.
Com a nova ponte, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso não estão apenas unindo seus territórios, mas também potencializando suas economias e garantindo a preservação do Pantanal para as gerações futuras.
Com informações da Seilog/Agesul -Fotos: Chico Ribeiro