Buscas por doação de leite materno crescem nos últimos 3 meses

Foto: JuFagundes/GettyImages
Foto: JuFagundes/GettyImages

Neste domingo (19), foi celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano para estimular a doação do leite materno

As buscas por “doação de leite materno” na internet cresceram até 100 pontos nos últimos três meses.As tendências de pesquisa pelo termo começaram a aumentar a partir do dia 3 de maio, com 41 pontos, atingindo a pontuação máxima na sexta-feira (17), nas vésperas do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, reconhecido neste domingo (19).

A data faz parte de uma iniciativa para a maior sensibilização da sociedade sobre a importância da doação do leite humano. De acordo com a rBLH (Rede Global de Bancos de Leite Humano), da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), os objetivos da campanha são estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação, além de divulgar os bancos de leite nos estados e municípios brasileiros.

De acordo com o Google Trends, a região com maior interesse por “doação de leite materno” é São Paulo. Inclusive, as buscas pelo termo “doação de leite materno sp” apresentaram um aumento repentino na ferramenta. Veja o gráfico abaixo:

Qual é a importância de doar leite humano?

De acordo com o Ministério da Saúde, um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. A doação visa salvar vidas de bebês prematuros ou com baixo peso que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães. Segundo a pasta, os principais benefícios do leite materno incluem:

  • Proteger a criança contra diarreia, infecções respiratórias e alergias;
  • Reduzir em 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos;
  • Reduzir o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Ainda de acordo com a pasta, todos os anos, aproximadamente, cerca de 150 mil litros de leite materno humano são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos de baixo peso que estão internados em unidades neonatais de todo o Brasil.

Como doar leite materno?

A doação de leite materno pode ser feita por toda mulher que amamenta, desde que seja saudável e não tome medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano pode ser doado.

Para doar, basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo da sua casa ou ligar 136 para obter mais informações sobre a doação. Conforme noticiado pela CNN, o Brasil conta com a maior Rede de Bancos de Leite Humano do mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). É possível conferir a localização dos bancos pelo site da rBLH.

Para fazer a doação, o leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.

É importante realizar a higienização da mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de utilizar máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado.

Após doado, o leite colhido é analisado, e segue para um processo de pasteurização, sendo submetido, posteriormente, a controle de qualidade antes de ser fornecido aos bebês internados nas unidades neonatais.

Por: Gabriela Maraccini

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias