Hospital Universitário é a instituição pública federal mais elogiada do Brasil pela terceira vez

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) destacou-se pela terceira vez como a Instituição pública mais elogiada do Poder Executivo Federal. A Ouvidoria do Hospital ocupa lugar de destaque no ranking, com um total de 3.551 manifestações registradas e tratadas em 2024, sendo 2.141 elogios, o que representa 60,29% do total. Os dados são disponibilizados pelo painel Resolveu?, da Controladoria Geral da União (CGU).

Pelo quinto ano consecutivo, o Humap-UFMS/Ebserh manteve resultados expressivos no ranking nacional. Em 2021, 2022 e 2024, conquistou o primeiro lugar, enquanto em 2020 e 2023 ocupou a segundo lugar da classificação. A prática do elogio, iniciada em 2017, consolidou-se ao longo dos anos e tem sido estimulada no Hospital Universitário, tornando-se evidente no período pós-pandemia.

Em 2024, a busca ativa por elogios foi realizada nas enfermarias e ambulatórios durante a aplicação da Pesquisa de Satisfação do Usuário (PSU), além de três mutirões promovidos no Hospital, sendo dois no Ambulatório de Dermatologia e um de Cirurgias Eletivas. Essas ações ocorreram ao longo do ano, com a PSU sendo conduzida de janeiro a novembro, enquanto os mutirões foram realizados em datas específicas.

Entre os principais canais para registro de elogios, estão as caixas de manifestação localizadas em enfermarias, ambulatórios e recepções do Hospital, com 694 registros (32,41%); a Pesquisa de Satisfação do Usuário, com 658 elogios (30,73%); a plataforma Fala.BR, com 579 registros (27,04%); os mutirões de Dermatologia e Cirurgias Eletivas, com 202 registros (9,43%); e o e-mail da Ouvidoria, com oito elogios (0,37%).

De acordo com a ouvidora Karulina Borges Tonioli, o órgão exerce um papel fundamental como mediadora entre os usuários dos serviços públicos e a Administração Pública. “A Ouvidoria é o canal de comunicação por excelência entre o usuário de serviços públicos e a Administração Pública, ela tem esse papel de interlocução entre as partes. Mas o que algumas pessoas não sabem ou não se atentam é ao fato de que é também na Ouvidoria que elas podem expressar seus agradecimentos, seus elogios, seus reconhecimentos pelos bons serviços prestados, por atendimentos de qualidade recebidos”, explica.

Ela ressalta ainda o orgulho da instituição em se destacar nacionalmente no ranking de elogios. “Ocupar esse lugar de destaque entre as instituições mais elogiadas do Poder Executivo Federal desde 2020 é motivo de muito orgulho para nós, pois reflete o nosso atendimento de excelência, os nossos serviços de qualidade ofertados, os esforços de nossas equipes em sempre fazer o melhor para quem mais importa no processo, que é o nosso paciente”, destaca Karulina.

A ouvidora também atribuiu o número expressivo de elogios ao trabalho proativo da equipe. “O número expressivo de elogios também é resultado do empenho de alguns colaboradores e da equipe da Ouvidoria, pois, com as buscas ativas in loco, vamos até os usuários que muitas vezes e por motivos diversos deixam de formalizar sua satisfação com o atendimento geral recebido no Humap-UFMS/Ebserh”, conclui.

Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Essas unidades, vinculados a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: UFMS – Por: Thalia Zortéa, com informações da Assessoria de Comunicação do Humap-UFMS/Ebserh – Foto: Arquivo/Assessoria de Comunicação do Humap-UFMS/Ebserh

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