
Material orienta mulheres sobre a importância da saúde bucal na gestação e seus benefícios para mãe e bebê.
A Coordenadoria do Núcleo de Apoio Especial à Saúde (NAES), do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), lança nesta quarta-feira (12), a cartilha “Pré-Natal Odontológico para Gestantes no SUS”, disponível on-line para conhecimento da população.
A cartilha tem a finalidade de esclarecer e orientar as mulheres sobre a importância de manter a saúde bucal em dia e os benefícios que isso traz tanto para elas quanto para os bebês. Entre os principais objetivos do pré-natal odontológico estão: recuperar a saúde oral da mulher por meio de tratamentos preventivos, curativos e cirúrgicos; incentivar o aleitamento materno e tratar dos benefícios para o desenvolvimento craniofacial do bebê; além de capacitar a gestante para o autocuidado bucal e o cuidado oral do futuro bebê.
O material também aborda os principais riscos da doença periodontal na gestação e das infecções por cárie. Além disso, informa sobre o papel das equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária à Saúde no cuidado das gestantes.
Segundo a Coordenadora do NAES, Daniela Cristina Guiotti, do MPMS, “a cartilha tem por objetivo facilitar o acesso à informação sobre saúde bucal à gestante, que muitas vezes desconhece que o acompanhamento odontológico durante a gestação é determinante para o desenvolvimento sadio do feto e, consequentemente, para um parto seguro. Algumas mulheres desconhecem que doenças periodontais podem levar a partos prematuros. Assim, o cuidado com a saúde bucal deve integrar o pré-natal da gestante”.
O acompanhamento odontológico na gestação é uma estratégia importante para a prevenção de doenças, promoção da saúde, rastreamento e diagnóstico de problemas bucais, garantindo uma visão integral da mulher no período gestacional. Segundo o Ministério da Saúde, toda gestante deve realizar ao menos uma consulta odontológica durante o pré-natal, e os procedimentos de baixa complexidade não devem ser limitados pelo tipo ou período gestacional. Todas essas avaliações sobre o atendimento cabem ao cirurgião-dentista, que compõe a equipe de saúde da família mais próxima da residência da gestante.
Fonte: MPMS – Por: Karla Tatiane – Revisão: Anderson Barbosa – Arte: Assecom MPMS