Empresa adotou uma abordagem diferente dos seus rivais quanto à proteção e cobrança de acesso a essa tecnologia
A IBM disse nesta terça-feira (21) que lançará uma série de modelos de inteligência artificial (IA) com código aberto e que ajudará a Arábia Saudita a treinar um sistema de IA em árabe.
A empresa tem adotado uma abordagem diferente para ganhar dinheiro com IA do que alguns de seus rivais, como a Microsoft e outras companhias que estão protegendo rigidamente seus modelos e cobrando pelo acesso a eles.
Da mesma forma que a Meta, proprietária do Facebook, a IBM está fornecendo acesso aberto aos próprios modelos e abriu sua família “Granite” de modelos de IA para as empresas personalizarem.
As ferramentas Granite foram projetadas para ajudar os desenvolvedores de software a concluírem códigos de computador mais rapidamente. Para ganhar dinheiro com os modelos, a IBM oferece uma ferramenta paga, chamada Watsonx, que ajuda a executar os modelos dentro de um data center após terem sido personalizados.
A estratégia da IBM tem sido rentabilizar a tecnologia quando os clientes realmente utilizam os modelos de IA, sejam eles provenientes da IBM ou de terceiros e sejam eles executados nos data centers da IBM ou não.
“Acreditamos que estamos nos primórdios dos modelos de IA generativa”, disse o presidente-executivo da IBM, Arvind Krishna, à Reuters. “A concorrência, no final das contas, é boa para os compradores. Também queremos ser seguros e responsáveis”.
A IBM também disse que a Autoridade Saudita de Dados e Inteligência Artificial treinará seu modelo de linguagem árabe “ALLaM” usando o Watsonx, acrescentando novas habilidades linguísticas às ofertas da IBM, incluindo a capacidade de entender vários dialetos do árabe.
Fonte: Reuters