Conforme dados levantados pelo Senar Mato Grosso do Sul, o interesse por cursos de operação de drone no estado tem crescido nos últimos anos.
De acordo com os números divulgados, em 2021, foram registrados 817 alunos participantes em 110 turmas. Em 2022, esse número aumentou para 1.431 alunos em 151 turmas, e em 2023 houve um novo salto, com 2.382 alunos participantes distribuídos em 238 turmas.
Apenas em janeiro de 2024, foram atendidos 265 alunos em 26 turmas. Além disso, há uma previsão de atender mais 1.920 alunos ao longo deste ano, indicando uma tendência de crescimento contínuo.
“Diante desse cenário, fica evidente o crescente interesse e a relevância da capacitação em operação de drone como uma ferramenta tecnológica de grande importância no contexto do agronegócio e de outras áreas”, destaca o gerente educacional do Senar/MS, Lucas Silva.
Os cursos são ministrados pelo Senar/MS a pedido dos Sindicatos Rurais, sendo que os interessados em participar devem entrar em contato diretamente com o respectivo sindicato.
Segundo o levantamento, os cursos de operação de drone são o terceiro mais procurados do Senar/MS, ficando atrás apenas dos cursos de Informática Básica e Primeiros Socorros.
Os cursos da entidade são gratuitos para os participantes, sem cobrança de taxas.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis