Seleção oferta qualificação profissional a público feminino

São três opções de cursos em Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Inscrições até 5 de março

A fim de promover a qualificação profissional de mulheres de baixa renda, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com seleção aberta para ingresso no Programa Mulheres Mil. São três opções de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) gratuitos e presenciais para a população feminina de cinco municípios.

Ao todo, são ofertadas 210 vagas para os cursos de Assistente Administrativa, Agricultora Orgânica e Eletricista Instaladora Predial de Baixa Tensão nos municípios de Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Podem se inscrever no processo seletivo mulheres com a escolaridade mínima exigida no edital e, no mínimo, 16 anos.

As candidatas selecionadas que frequentarem as aulas receberão auxílio para alimentação e transporte no valor de R$ 3,75 por hora. Aquelas que tiverem presença em todas as aulas terão recebido, ao final do curso, o total de R$ 600.

Todas as regras do processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 014/2025, publicado na Central de Seleção.

Inscrição – É gratuita e deve ser feita na Página do Candidato da Central de Seleção até 5 de março.

Em uma das etapas é preciso anexar no sistema o formulário de inscrição preenchido. Ao final, será gerado um comprovante e um código de inscrição, que deverá ser guardado pelas candidatas.

A seleção será feita com base nos critérios faixa etária, situação de trabalho, renda familiar e número de residentes no domicílio. Em caso de empate, serão considerados o maior número de filhos menores de idade, o maior número de integrantes do grupo familiar e a maior idade da candidata.

Os resultados preliminar e final da seleção serão publicados em 7 e 10 de março, respectivamente, com período de matrícula entre os dias 11 e 14. A previsão é de que as aulas já comecem no mês que vem.

Dúvidas sobre a seleção podem ser encaminhadas para o e-mail mulheresmil@ifms.edu.br.

Mulheres Mil – O Programa Nacional foi instituído em 2011, após resultados positivos de uma iniciativa piloto criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). 

Trata-se de uma linha de fomento que visa promover qualificação profissional presencial a mulheres com 16 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social e econômica e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária.

No ano passado, o IFMS atendeu 200 mulheres por meio do programa. Para 2025, está confirmada a oferta de 500 vagas em quatro cursos. Caso haja demanda, o total de vagas poderá chegar a 700.

Também são parceiros do Mulheres Mil em Mato Grosso do Sul a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), com previsão de ofertar 585 vagas este ano, e a Secretaria Estadual de Educação (SED), com a previsão de abrir 375 vagas em diversos municípios.

Quadro de Vagas 

CampusCursoVagasEscolaridade Mínima
DouradosAssistente Administrativa40Ensino Fundamental Completo
NaviraíAgricultora Orgânica40Ensino Fundamental Incompleto (5º ano)
Nova AndradinaAgricultora Orgânica40Ensino Fundamental Incompleto (5º ano)
Ponta PorãAgricultora Orgânica40Ensino Fundamental Incompleto (5º ano)
Três LagoasEletricista Instaladora Predial de Baixa Tensão50Ensino Fundamental Incompleto (5º ano)

Fonte: IFMS – Por: Juliana Aragão

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias