Gabigol conquista efeito suspensivo e pode jogar após acusação de fraude em doping

© Guadalupe Pardo
© Guadalupe Pardo

O caso segue pendente de julgamento definitivo, mas por ora, o atacante tem a oportunidade de voltar a fazer o que mais ama: jogar futebol.

Gabriel Barbosa, conhecido popularmente como Gabigol, atacante do Flamengo, recebeu luz verde para retornar aos gramados. A Corte Arbitral do Esporte (CAS), sediada na Suíça, concedeu nesta terça-feira (1º) efeito suspensivo à sanção de dois anos imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) devido a uma acusação de fraude em teste antidoping.

O atleta havia sido afastado das atividades futebolísticas após um julgamento apertado no TJD-AD, que terminou em 5 a 4 contra ele, em 25 de abril. A punição original foi baseada em alegações de que Gabigol violou o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, relacionado à “fraude ou tentativa de fraude no processo de controle”. Este artigo estipula uma penalidade que pode chegar a quatro anos de suspensão.

De acordo com relatórios das autoridades encarregadas da coleta de amostras, ocorrida em 8 de abril de 2023, foram apresentadas dificuldades pelo jogador durante o processo. A equipe de defesa de Gabigol não tardou a apelar contra a decisão, levando o caso ao CAS, que ainda precisa definir uma data para a análise definitiva do recurso.

A decisão do CAS permite que Gabigol se reintegre imediatamente ao time do Flamengo, que se prepara para enfrentar o Amazonas FC na Copa do Brasil na próxima quarta-feira. Após o anúncio, Gabigol e o Flamengo usaram as redes sociais para expressar seus sentimentos sobre o resultado. Conforme noticiado pela Agência Brasil, o jogador compartilhou um vídeo com a mensagem “Nós. Por nós. Pelos nossos.”, reforçando o laço com a equipe e seus torcedores.

O caso segue pendente de julgamento definitivo, mas por ora, o atacante tem a oportunidade de voltar a fazer o que mais ama: jogar futebol. A comunidade esportiva aguarda os próximos capítulos deste caso intrigante e suas implicações no esporte brasileiro.

Edição: Mato Grosso do Sul-Notícias

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias