Energisa identifica mais de 7 mil casos de furto de energia elétrica em Mato Grosso do Sul

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em 2023, os prejuízos causados aos cofres públicos foram de R$ 66 milhões, na operação “Conta Justa”, cinco pessoas foram presas.

Na última quarta-feira (27), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Energisa de Mato Grosso do Sul, conduziu a operação “Conta Justa” em Campo Grande, MS, visando combater o furto de energia elétrica.

A ação resultou na prisão de cinco pessoas envolvidas

A operação, realizada pela 5ª Delegacia de Polícia Civil, identificou manipulações no sistema de medição de energia em diversas residências e estabelecimentos comerciais da cidade, configurando crimes contra o patrimônio. Os detidos foram encontrados em situações irregulares após inspeções minuciosas, com base em evidências coletadas no local, incluindo análises técnicas e registros de imagem.

Os furtos e fraudes de energia, além de crime, colocam em risco todos à sua volta, podendo provocar acidentes fatais; impacto na qualidade do fornecimento de energia elétrica e prejuízos aos demais clientes e para os cofres públicos.

Ao todo, 7,1 mil irregularidades de furto de energia foram detectados de janeiro a dezembro de 2023, o equivalente a 20,218 GWh de energia , quantitativo que seria suficiente para abastecer aproximadamente 95 mil residências em Mato Grosso do Sul.

Por se tratar de um sistema de condomínio, os prejuízos causados pelos chamados gatos e furto de energia provocam elevação na tarifa de energia elétrica, ou seja, os valores perdidos são divididos pelos consumidores da concessão. Esses prejuízos também chegam aos cofres públicos, que deixam de arrecadar os tributos sobre a energia furtada. “Em 2023, os prejuízos causados aos cofres públicos foram de R$ 66 milhões, que não foram arrecadados e que poderiam ter sido investidos em segurança, saúde e educação para a população”, destaca o coordenador comercial da Energisa, Alex Almeida Leite. “Para combater o desvio de energia elétrica, a Energisa conta com um sistema de inteligência que identifica possíveis inconsistências nos padrões de consumo de energia elétrica, e através desta inteligência são realizadas as inspeções das unidades consumidoras.

Em 2023, foram realizadas mais de 38 mil inspeções”, e para 2024 o planejamento é a realização de 65 mil inspeções. Além do furto de energia, constatado em 2023, também foram regularizados 1.079 clientes clandestinos, ou seja, que estavam ligados na rede de energia de forma irregular.

A concessionária reforça que esse número é ainda maior, tendo em vista que o principal desafio é identificar onde estão esses “gatos” para atuar e evitar riscos de acidentes e até mortes.Essas ações são fundamentais para garantir a segurança, a equidade e a sustentabilidade do fornecimento de energia elétrica para toda a comunidade.

Para denunciar o furto de energia, o cliente pode utilizar os canais de atendimento da Energisa.

A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato. site: energisa.com.br

WhatsApp Gisa: (67) 99980-0698 aplicativo Energisa On call center: 0800 722 7272

Ações da Energisa, em conjunto com a Polícia Civil, continuam em todas regiões de Mato Grosso do Sul.

Por: Mato Grosso do Sul-Notícias com informações da Energisa/MS e Sejusp/MS – Fotos: Divulgação Sejusp/MS

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias